Palavraseando


Paráfrase, segundo o Sr.Google, “é o ato de reproduzir as idéias de um texto, dando-lhes redação pessoal”, dentre outras definições semelhantes disponíveis a quem procurar por essa expressão. Essa eterna e tão perigosa atividade que nós seres humanos insistimos em fazer uso para nos comunicarmos ou mesmo para nos garantir isolamento.
A busca pela expressão me fez buscar esse veículo, tão banal para tantos, e tão novo pra mim. Não é do uso da palavra que discorro, mas do discurso aberto, escancarado, diante de um suposto público. "PALAVRAsear" é falar às claras diante de uma platéia às escuras. Que desafio é esse ao qual tantos como eu se propõe? O trabalho de um pintor não é muito diferente, pois, quando estamos diante de uma tela não temos ninguém a nos observar; até o dia da exposição. Ainda nesse momento podemos não ter aplausos ou vaias, pois a maioria opta pela crítica vazia ou simples "galanteria"(galanteio). Será mesmo necessária a platéia para um quadro ou para um texto, tanto quanto para um cantor, ator ou músico? Será que o dançarino precisa mesmo que o assistam quando dança? Não quero falar por ninguém. Falo só; por mim. Tanto quanto falar, preciso muito ouvir. Ouvir a mim mesmo, através do outro. Ouvir o outro, por mim. Por isso resolvi passar por aqui, por esse canal de resistência virtual. Estou aqui para me reinventar, para re-existir.

Agora pode me olhar.                                   
Sou quase todo boca e ouvidos.                          
E um bocado coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário